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quarta-feira, 14 de março de 2012

Atenção...Concentração...

Retirei esse texto da Wikipedia:

Atenção é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos. É um processo de extrema importância em determinadas áreas, como na educação, já que se exige, por exemplo, a um aluno que preste atenção às matérias lecionadas pelo professor, ignorando outros estímulos visuais, sonoros ou outros, como o que se está a passar fora da sala de aula (estando, neste caso, relacionado também com o problema da disciplina). Além da atenção concentrada, em que se selecciona e processa apenas um estímulo, também pode existir atenção dividida, em que são seleccionados e processados diversos estímulos simultaneamente - como quando se conduz um automóvel e se ouvem as notícias do rádio simultaneamente.
Para que a atenção atue são necessários três fatores básicos:
  • Fator fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;
  • Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;
  • Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo, levando a uma melhor focalização da fonte de estímulo.
Quanto a fonte de estímulo podemos ter estímulo visual, auditivo e sinestésico.



Hoje o assunto aqui no B1/2 e B3 foi ATENÇÃO!
Tudo porque reforcei com a equipe a importância de ligarmos a TV apenas nos horários estipulados no cronograma. Então, uma berçarista me perguntou: Por que não podemos deixar a TV ligada?
Aí, a Tia Pri aqui aproveitou pra explicar alguns conceitos da psicologia para a equipe.
Resumidamente, eles estão nessa definição de atenção da Wikipedia, mas vou explicar melhor pra vocês.

Em psicologia, estudamos que a atenção é dividida entre atenção concentrada e atenção flutuante (que a Wikipedia chamou de "dividida").
A atenção concentrada seleciona um único estímulo e é incapaz de ser dirigida a outro ao mesmo tempo (ela só pode ser voltada para outro estímulo se "abandonar" esse primeiro).
Já a atenção flutuante pode selecionar vários estímulos e "pular" de um para o outro, dependendo de fatores externos e internos.
Portanto, é impossível concentrar-se em duas coisas ao mesmo tempo (ou você dirige ou escreve um sms para o seu marido - tenta fazer os 2 que você vai ver o risco que está correndo).
Já tomar banho e cantar, como o cantar é a atenção flutuante, você até consegue. Mas, certamente, a qualidade do banho não será a mesma se você estivesse apenas concentrada no banho. Pode ser que você lave a cabeça por 2x e se pergunte se foram 2 ou apenas 1. Rs!
Sendo assim, quando oferecemos vários estímulos ao mesmo tempo para a criança, estamos pedindo que ela consiga dar conta de todos. E aí começa o problema!
O problema pode não repercutir em nada na vida dela hoje. Mas, certamente, trará consequências a longo prazo. Essas consequências podem se relacionar à facilidade de se distrair ao ler um livro e nunca conseguir terminá-lo, à resistência em permanecer em um local por um logo tempo sentado e concentrado, até à alguns transtornos de atenção como o TDAH.

Sugestões para colocar essa teoria em prática, e ajudar no desenvolvimento saudável dos filhos:



Procure manter a criança concentrada no que ela está fazendo. Exemplo: Hora de comer é hora de comer, e não de ver TV nem de brincar. Sugiro até que desligue a TV, para não se distrair com o som. Colocar no cadeirão, sem brinquedos, "agora é hora de papar, depois que você papar aí você vai poder brincar".

Com os maiorzinhos, você pode explicar melhor. Dizendo que existe hora pra tudo. Hora pra dormir, hora pra acordar, hora pra ir pra escola, hora pra fazer lição, hora pra brincar, hora pra comer, hora pra ver TV. E que agora (por exemplo) é hora de tomar banho. Portanto, ela vai TOMAR BANHO. Se depois do banho você quiser deixá-la brincando um pouco no banheiro com os brinquedos de água, explique que agora que ela já tomou banho, ela pode brincar um pouco na água.

Antecipar as ações também é muito importante. Quando forem à uma festa de aniversário e chegar a hora de ir embora: Filha, você vai escorregar mais 2 vezes e nós vamos embora. Chegou a hora.
Agindo assim, você não vai estar tirando-a de sopetão da festa e ajudando-a a entender a noção de tempo e espaço. Além dos limites e regras, claro. Se usarmos essa expressão com frequência, "tem hora pra tudo, agora é hora de..." certamente será mais fácil fazê-la entender que algo "acabou". E quanto mais cedo isso for internalizado, mais rotineiro se torna pra criança.

Portanto, a TV não deve estar ligada o dia todo para não distrair e desconcentrar os bebês durante as demais atividades, a Tia Pri explica o porquê e a equipe faz acontecer.
Espero que vocês também o façam em casa. Essa parceria (família - escola) é essencial para que conceitos sejam fixados e internalizados, visando sempre o bem-estar dos pequeninos.

Priscila Zunno Bocchini

Um comentário:

  1. Oi Pri, adorei a matéria, e sempre procuro fazer em casa o que foi falado no texto. Bjão

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